Estamos dando início ao blog do GIN/CANA com uma série especial em que falaremos dos drinks favoritos (feitos com gin e cachaça, claro!) de artistas que já passaram pelo palco do nosso festival: essa mistura sempre coesa entre música e bons destilados mineiros.
E quem abre o line-up da ‘𝒎𝒆𝒖𝒔 𝒃𝒐𝒏𝒔 𝒅𝒓𝒊𝒏𝒌’ é ninguém mais ninguém menos que Jay Horsth, vocalista da Young Lights, que também tem seu próprio projeto solo.
A Young Lights é uma das bandas parceiras de longa data da Quente e começou como um projeto solo do Jay (na carteira de identidade: Jairo Horsth Paes). Vamos a uma breve contextualização histórica das luzes jovens:
Jairo nasceu em BH e passou a infância e início da adolescência nos EUA. Sob influência dos pais, cresceu em meio a música gospel das igrejas evangélicas americanas, onde aprendeu a tocar violão, bateria e a cantar. Já adolescente, ele conheceu o punk, hardcore e também o folk americano, uma de suas principais influências, e talvez a principal marca do Young Lights em meio ao grande guarda-chuva do indie rock.
Em 2010, Jay voltou ao Brasil depois de 16 anos fora e deu início ao Young Lights como um projeto próprio. Em 2013, lançou o primeiro EP, “An Early Winter”, e o disco “Cities” no ano seguinte. A partir de 2015, já em formato de banda, a Young Lights passou por importantes palcos, incluindo o festival No Ar Coquetel Molotov (Recife), Meca Inhotim (MG), Picnik (Brasília) e SIM – Semana Internacional da Música de São Paulo. Seu segundo disco, homônimo, foi considerado um dos melhores de 2017 por alguns dos maiores sites do Brasil, como Popload e Tenho Mais Discos Que Amigos. Bob Dylan, Radiohead e Bon Iver são algumas das referências bastante reconhecidas no som do grupo, que sempre faz apresentações pra lá de emotivas e apoteóticas.
Já em 2019, a banda foi para o Rio de Janeiro para gravar o seu mais recente disco. “Somewhere Between Here and Now” foi lançado em 2021. Mas, um pouquinho antes disso, a banda fez seu único show da pandemia no palco do Gin / Cana em formato virtual. Em nossa terceira edição do festival, gravamos um show de pré-lançamento do disco da Young Lights em alto estilo no Automóvel Clube, icônico edifício de quase 100 anos e tombado pelo Patrimônio Histórico, localizado no centrão de BH!
O programa desta edição foi lançado em janeiro de 2021. Você pode conferir tudo na íntegra no nosso histórico de EDIÇÕES.
Mas agora que o músico já está bem apresentado para aqueles que ainda não o conheciam (já tinha passado da hora), vamos aos refrescos — fazendo jus, inclusive, a muitas músicas do Young Lights que mencionam uma atividade etílica ou outra…
“Listen to the sad bands
Get drunk on weekdays me and myself and
It helps me understand, man”
Tudo bem que o menino Jay estava um pouco melancólico nesta letra e talvez não estivesse bebendo da forma mais saudável possível. Mas, realmente, nada como um bom drink ao longo da semana…
Pois então, perguntamos ao Jairo qual o seu drink favorito feito com gin ou cachaça e ele lançou um Negroni. Apesar de toda a má fama do Campari recentemente , não dá pra negar que a junção desse trem vermelhinho com um bom gin dá match certo! — ainda mais se tiver uma laranjinha no meio.
Considerado um dos mais famosos coquetéis italianos no mundo, o nome vem do seu inventor, Conde Negroni, que, em 1919, pediu para adicionarem um toque de gim em vez de água com gás ao seu Americano, em homenagem à sua última viagem a Londres.
Também não dá pra negar que é um drink sexy. Se você acompanha a série House of Dragon (ou se você simplesmente é uma pessoa queer), você deve ter topado por aí com este vídeo viralizado em que Emma D’arcy (artiste que faz o papel da princesa Rhanyra na série), também assume o favoritismo do Negroni:
Consigo imaginar o Jay, com todo seu sol em leão, fazendo essa voz soprosa pra falar do Negroni também. Afinal, como galã, ele inclusive proveu trilha sonora pra novela das nove global “Um lugar ao Sol”: a faixa Chasing Ghosts do álbum homônimo de 2017 era tema do personagem interpretado por Cauã Raymond. Segue registro abaixo (invejosos dirão que é montagem):
Sim, invejosos estariam certos. Mas a questão da trilha sonora global é real oficial! – pode conferir aqui.
Por fim, vamos deixar uma receitinha básica do Negroni aqui abaixo pra você fazer em casa e tomar enquanto escuta as mais tristes do Young Lights:
Ingredientes
– Gelo
– 30ml de vermut russo
– 30ml de campari
– 30ml de gim
– 2 rodelas de laranja
Modo de Preparo
1. Prepare o copo com gelo e uma rodela de laranja.
2. Junte os ingredientes e misture com uma colher.
3. Leve para o copo e finalize com outra rodela de laranja ou passando a casca de laranja na borda do copo.
Para fazer o Negroni do Jay, a gente indica os gins mineiros YVY e Zuur, marcas locais que já passaram pela feira do GIN / CANA.
Relembrando: este ano teremos a segunda edição do GIN / CANA presencial, no dia 16 de setembro no Parque Lagoa do Nado! Já vai se preparando para conhecer novas marcas mineiras produtoras de gin e cachaça, novos drinks, novos projetos musicais e, por que não, os drinks favoritos de seus novos projetos musicais favoritos também…
Por aqui, seguiremos questionando nesta série quais são os ~bons drink~ de quem já passou pelo nosso palco.