EDIÇÕES

edição I

A primeira edição do GIN / CANA aconteceu durante as tardes dos dias 8 e 9 de junho de 2019 nos espaços Do Ar (Santa Lúcia) e Godarc (Pampulha), em BH. Com entrada franca, o festival apresentou as marcas de produtores locais como os gins Zuur e Velvo, e contou com drinks desenvolvidos pelo bartender Filipe Brasil – que é bartender premiado, com mais de 15 anos de experiência e vários prêmios no currículo – junto de sua equipe .    

No dia 8, a programação teve DJ set de Benke Ferraz, guitarrista do Boogarins, e da banda Mineiros da Lua, além de um show do trio belga-brasileiro Teach Me Tiger.

No dia 9, os shows foram da artista paulista indie Yma e da Ad Hoc Orquestra, projeto experimental de música improvisada conduzida por um maestro, que envolve músicos ligados a bandas como Graveola, Dibigode, Miêta e Sem Receita. Entre os drinks que estiveram à venda nos dois dias, tivemos: Cachaça Tônica, com xarope de banana verde; Velho Fashion (Old Fashioned de Golveia 44, angostura, simple syrup e zest de laranja bahia); Tropical Rickey (Gin Rickey de pimenta e canela, decorado com pau de canela queimado) e o London Mule (gin com ginger ale e rodela de limão siciliano).


edição II / virtual

Em nossa segunda edição, em outubro de 2020, migramos para o formato online em função da pandemia, e realizamos duas transmissões ao vivo direto da galeria @espacocorda, no Mercado Novo, em BH, onde os mixologistas Filipe Brasil e Albert Coelho (da @lamparina.cachacaria, onde desenvolve coquetéis feitos com cachaças artesanais e ingredientes típicos da nossa região) ensinaram como fazer drinks especiais com gin e cachaça. A live contou com a apresentação de @dmaurity, que conduziu a cerimônia de toda a transmissão.No primeiro dia de evento, rolou um show da banda belohorizontina de  trip hop e lo-fi “Loquaz”, logo após Filipe Brasil ter ensinado a receita de drinks com diferentes tipos de gin da @yvy.destilaria, marca de BH.

No segundo sábado, Albert Coelho ensinou drinks que levam produtos como @cachaca_tie, @jambruna (que tem jambu) e licor de pequi da @licoreskeka. Para finalizar o dia, rolou o show do 𝗦𝗛𝗜𝗥𝗢𝗡 𝗧𝗛𝗘 𝗜𝗥𝗢𝗡, trio de punk blues garageiro de BH.

Os vídeos das lives pode ser conferido na íntegra logo abaixo.


edição III / virtual

Nessa edição, a segunda em modelo virtual, além de continuar utilizando e divulgando pequenas marcas de BH, experimentamos um formato diferente e gravamos um programa com participação do público (via vídeochamada) e um show exclusivo da Young Lights (na única apresentação feita pelo grupo em 2020). Os drinks ficaram por conta do Filipe Brasil e a apresentação foi do David Maurity. 

Os ingredientes foram previamente divulgados para que o público se preparesse e acompanhasse o passo-a-passo ao vivo. Entre as receitas ensinadas estão a Baunilinha (cachaça com licor de café, casca de limão siciliano e soda artesanal de baunilha) e Gingibrinho (gin, limão taiti e soda artesanal de gengibre).

A Young Lights, uma das referências do rock autoral de Belo Horizonte, fez um show de pré-lançamento do seu novo disco, “Somewhere Between Here and Now”, que posteriormente foi lançado em fevereiro de 2021. Gravado em alto estilo no Automóvel Clube, icônico edifício de quase 100 anos e tombado pelo Patrimônio Histórico, localizado no centro de BH, o programa desta edição foi lançado em janeiro de 2021 e está disponível na íntegra logo abaixo: